Mandic Wiki

utilidadesatendimento

Comando PATHPING

O comando pathping é uma ferramenta de rastreamento de rota que combina recursos dos comandos ping tracert com informações adicionais que essas duas ferramentas não fornecem. O comando pathping envia pacotes para cada roteador no caminho até o destino final durante um determinado período e depois calcula os resultados com base nos pacotes retornados de cada salto. Como o comando indica o grau de perda de pacotes em qualquer roteador ou link fornecido, fica fácil determinar quais roteadores ou links podem estar provocando problemas na rede. Há diversas opções disponíveis, como mostra a tabela a seguir.

 

 

Opção   

 

Nome

 

Função

-n Nomes de host Não resolve endereçõs para nomes de host.
-h Máximo de Saltos Especifica o número máximo de saltos a pesquisar até o destino.
-g Listas de hosts Caminho de origem indefinido ao longo da lista de hosts.
-p Período Número de milissegundos de espera entre pings.
-q Número de consultas Número de consultas por salto.
-w Tempo limite Número de milissegundos que aguarda para cada resposta.
-T Marca de camada 2

Conecta uma marca de prioridade de camada 2 (por exemplo, para IEEE 802.1p) aos pacotes e a envia a cada um dos dispositivos de rede no caminho.

Esse procedimento irá ajudá-lo a identificar os dispositivos de rede que não possuem uma prioridade de camada 2 configurada corretamente. A opção -T

é usada para testar a conectividade de qualidade do serviço.

-R Teste RSVP Verifica se cada roteador no caminho oferece suporte para o protocolo RSVP (protocolo de reserva de recursos), que permite que o computador host reserve uma certa quantidade de largura de banda para um fluxo de dados.

 

O número padrão de saltos é 30 e o tempo padrão de espera antes do tempo limite é de 3 segundos. O período padrão é de 250 milisegundos e o número padrão de consultas a cada roteador ao longo do caminho é 100.

A seguir temos um relatório típico de pathping. As estatísticas completas que se seguem á lista de saltos indicam a perda de pacotes em cada roteador individual.

 

1

 

 

Quando o pathping é executado, você primeiro vê os resultados para uma rota enquanto ela é testada para verificar se tem problemas. Esse é o mesmo caminho mostrado pelo comando tracert. O comando pathping exibe uma mensagem de ocupado durante os próximos 125 segundos (esse tempo varia de acordo com a contagem de saltos). Durante esse tempo, o pathping reúne informações de todos os roteadores listados anteriormente e dos links entre eles. No final desse período, ele exibe os resultados dos teste.

 

As taxas de perda exibidas para os links (marcadas com um | ) indicam perdas de pacotes sendo encaminhados ao longo do caminho. Essa perda indica congestionamento no link. As taxas de perda exibidas para os roteadores (indicadas por seus endereços IP) indicam aqueles roteadores cujas CPUs devem estar sobrecarregadas. Esse roteadores congestionados também podem ser um fator em problemas ponto a ponto, especialmente se os pacotes forem encaminhados por roteadores de software.