Mandic Wiki

criptografia

Como criptografar seus e-mails no Outlook 2013

Voltar

A criptografia de uma mensagem de e-mail do Microsoft Outlook 2013 protege a privacidade da mensagem, pois a converte de texto não criptografado legível em um texto cifrado ilegível. Somente o destinatário com uma chave privada que corresponda à chave pública utilizada para criptografar a mensagem poderá descriptografá-la para leitura.

Para ler o e-mail, o destinatário precisa de uma chave privada ou pública.

$1·         Chave Privada: a chave secreta no computador do remetente usada para assinar digitalmente mensagens para destinatários e para descriptografar (desbloquear) mensagens destes. As chaves privadas devem ser protegidas por senha.

$1·         Chave Pública: a chave que um remetente fornece a um destinatário para que esse destinatário possa verificar a assinatura do remetente e confirmar que a mensagem não foi alterada. Os destinatários também usam a chave pública para criptografar (bloquear) mensagens de email para o remetente.

Um destinatário sem a chave privada correspondente verá esta mensagem:
"Não é possível exibir este item no Painel de Leitura. Abra o item para ler seu conteúdo". Se o destinatário tentar abrir o item, uma caixa de diálogo será exibida informando: "Infelizmente estamos com problemas para abrir este item. Isso pode ser temporário, mas se vir isso novamente, convém reiniciar o Outlook. O nome da sua ID Digital não pode ser encontrado pelo sistema de segurança subjacente."

 


Observações


O envio e a visualização de mensagens de email criptografadas exigem que o remetente e o destinatário compartilhem suas IDs digitais ou certificados de chave pública. Isso significa que você e o destinatário devem enviar, um para o outro, uma mensagem assinada digitalmente que permita a você adicionar o certificado da outra pessoa aos seus Contatos. Não é possível criptografar mensagens sem uma ID digital.

$1·         ID digital contém uma chave privada que permanece no computador do remetente e um certificado (com uma chave pública). O certificado é enviado com mensagens assinadas digitalmente. Os destinatários salvam o certificado e usam a chave pública para criptografar mensagens para o remetente.

Se enviar uma mensagem criptografada para um destinatário cuja configuração de email não tenha suporte para criptografia, você terá a opção de enviar a mensagem em formato não criptografado.

Esse processo também criptografa os anexos enviados com as mensagens criptografadas.

 

 

Criptografar uma única mensagem


 Na mensagem que você está redigindo, clique em Opções.

  • No grupo Mais Opções, clique no Iniciador de Caixa de Diálogo de Opções de Mensagem.
  • Clique em Configurações de Segurança e marque a caixa de seleção Criptografar o conteúdo e os anexos da mensagem.
  • Redija sua mensagem e clique em Enviar.

 

 

Criptografar todas as mensagens de saída


Quando você decide criptografar todas as mensagens de saída por padrão, pode escrever e enviar mensagens como faz normalmente, mas todos os destinatários potenciais devem ter a sua ID digital para decodificar ou exibir as suas mensagens.

  • Clique na guia Arquivo.
  • Clique em Opções.
  • Clique em Central de Confiabilidade.
  • Clique em Configurações da Central de Confiabilidade.
  • Na guia Segurança de Email, em Email criptografado, marque a caixa de seleção Criptografar conteúdo e anexos de mensagens de saída.
  • Para alterar configurações adicionais, como escolher o certificado específico a ser usado, clique em Configurações.

 

Fonte: Microsoft                                           

A configuração para criptografia via Outlook, pode ser usada tanto para o

 Mandic Mail, quanto para o Exchange.

 

Certificados digitais


 

Os certificados digitais com mais de 2048 bits, você pode contratar através das seguintes empresas:

$1·         http://www.certisign.com.br

$1·         http://www.comodobr.com

$1·         http://www.thawte.com

            http://www.verisign.com.br

 

g

Voltar