Mandic Wiki

mandic hosting HS-Phere

mandic hosting



Tutoriais Painel HS-Phere

Como faço para acessar meu FTP?

O acesso ao FTP, tanto em hospedagens Linux, quanto Windows, pode ser feito usando o Windows Explorer ou através de um Programa de FTP de sua preferência.

Neste tutorial, ensinaremos como se conectar ao seu FTP tanto pelo Windows Explorer, quanto por um programa de FTP. No nosso caso, usaremos um conhecido programa de FTP chamado FileZilla.

Caso ainda não possua um programa de FTP, poderá baixar o mesmo pelo site do representante pelo software, para acessa-lo clique aqui.

 

Usando o Windows Explorer


 

ATENÇÃO: Não confunda Windows Explorer com Internet Explorer. No Windows, quando falamos em gerenciamento de arquivos, recomendamos sempre o uso do Windows Explorer. O Internet Explorer não gerencia arquivos corretamente e é bem provável que você não consiga administrar seus arquivos.

Para conectar-se à sua área de images/hospedagem, via FTP, por favor, clique em Iniciar, Executar e digite explorer. A janela a seguir será exibida na tela:

FTP-1


A seguir, localize o campo Endereço e digite: ftp://endereço.doseu.site e tecle Enter, conforme figura abaixo:

FTP-2


Aparecerá uma nova janela pedindo para que seja digitado seu usuário e senha de FTP. Digite os dados e clique em Logon.

FTP-3


Ao logar, os arquivos e pastas da sua área de images/hospedagem serão exibidas na tela, como nos mostra a figura a seguir:

FTP-4

Para subir ou baixar arquivos do servidor, basta arrastá-los para dentro ou fora desta janela.

 

Usando o Filezilla


 

Após efetuar o download, instale o programa. Em seguida, localize o ícone do seu Filezilla na área de trabalho de seu computador e dê um duplo clique sobre ele:

FZ-1


Ao abrir o Filezilla, ele exibirá uma pequena tela com algumas informações sobre o programa. Clique em OK e a tela a seguir será visualizada:

FZ-2


Nesta tela, você precisará informar os dados de acesso ao seu FTP, como endereço (Host), usuário de FTP (Nome de usuário), senha e porta. A porta padrão para acessos via FTP é 21.
Após preencher os dados, clique em Conexão Rápida.

FZ-4


O Filezilla iniciará o processo de conexão com o servidor. Ao concluir, o mesmo exibirá as informações como mostra a figura a seguir:

FZ-5


No lado esquerdo da tela, você encontrará os arquivos armazenados em seu computador. Note que existem duas pequenas telas na horizontal. A tela de cima mostrará apenas sua árvore de diretórios, enquanto que a tela de baixo mostrará, tanto a árvore de diretórios, quanto os arquivos contidos em cada pasta.

Já do lado direito da tela, temos os arquivos que estão armazenados no servidor, divididos da mesma forma: na tela de cima a árvore de diretórios e na tela de baixo os arquivos contidos em cada pasta.