Mandic Wiki

mandic hosting



Tutoriais Painel Plesk

Hospedagem PPA – Configurar ambiente de testes para novo site (Linux)

Caso você esteja movendo um site para a hospedagem da Mandic (PPA Linux ou Windows) e precise obter uma prévia do funcionamento em tempo real do site sem efetuar nenhum tipo de configuração no DNS do domínio, siga os passos abaixo:

 

PASSO 1. Utilizaremos o domínio teste.suportemandic.com.br como exemplo. O mesmo atualmente está em uma outra estrutura, conforme teste de ICMP:

 

ConfigNewSiteLnx1

 

Para apontar para a nova estrutura de hospedagem, devemos forçar para que a resolução de nome do domínio resolva para o IP da nova hospedagem apenas em nosso host, dessa forma a máquina não consultará o DNS autoritativo do domínio. Essa configuração será feita no arquivo hosts da máquina (Windows ou Linux). No exemplo utilizaremos o Linux sendo que o procedimento funcionará independente da distribuição utilizada.

 

PASSO 2. No bash da máquina, logando com o usuário que possua os direitos necessários para editar este arquivo (geralmente o usuário root), executar os comandos:

 

ConfigNewSiteLnx2

 

Você acionará o editor de texto vi para editar o arquivo hosts no caminho /etc/hosts da máquina.

 

PASSO 3. Vá até a hospedagem nova e colete o IP da mesma, observando o seguinte campo:

 

ConfigNewSiteLnx3

 

Verificamos que o endereço IP da nova hospedagem é 177.70.106.69.

 

PASSO 4. Devemos agora editar e salvar em seguida o arquivo hosts da seguinte forma para que ele resolva para o IP do ambiente novo e você possa simular o acesso ao site antes da virada de DNS:

 

ConfigNewSiteLnx4

 

*Para editar o arquivo, você deverá digitar a tecla “I” do teclado para que o vi entre no modo INSERT e você possa fazer as alterações no documento. Após realizar a alteração e deixá-la conforme desejado, você deverá apertar a tecla “ESC” e em seguida “wq!” para que as alterações sejam salvas no arquivo.

 

PASSO 5. Após salvar o arquivo hosts, faremos mais um teste de ICMP e verificaremos que o domínio teste.suportemandic.com.br responde APENAS em nosso host para o novo ambiente de hospedagem, sendo possível assim validar o site antes de realizar a alteração de DNS:

 

ConfigNewSiteLnx5

 

PASSO 6. Agora que o domínio já responde para o ambiente de teste, basta acessá-lo via navegador:

 

ConfigNewSiteLnx6

*É de suma importância apagar o cache do navegador antes de acessar o site no ambiente de testes, pois caso o site tenha sido acessado anteriormente, provavelmente ele trará o cache do site do ambiente antigo