Mandic Wiki

Sincronizar relógio do sistema no CentOS

Às vezes, o relógio interno do seu servidor web pode não ser muito confiável. Nesse caso, o relógio do seu servidor deve permanecer sincronizado para poder trabalhar sempre com a hora certa.


Por que relógio interno do meu servidor deve ser sincronizado?


 

Quando os servidores estão trocando dados entre si, as vezes é crucial que estejam com a mesma data e hora definidas. Basta imaginar alguma mensagem de e-mail que chegou cinco minutos antes de ser enviado. Complicado, não é? Mais complicado ainda se houver uma resposta do e-mail dois minutos antes que a mensagem foi enviada.

 

Então, como faço para Sincronizar relógio interno do meu servidor?


 

Para sincronizar o relógio interno do seu servidor, você precisará usar o NTP (Network Time Protocol). É um protocolo de rede utilizado para sincronizar os relógios dos computadores com um servidor de referência de tempo.

O protocolo NTP usa dois componentes: o cliente NTP e o servidor NTP. Para sincronizar o relógio interno do seu servidor, você precisa usar o cliente NTP para se conectar a um servidor NTP.


Como faço para para configurar o cliente NTP?


 

Embora existam clientes NTP disponíveis para todos os sistemas operacionais, nesse tutorial vamos focar em CentOS Linux e Red Hat Enterprise Linux. Isto é muito fácil:

1. Primeiro você tem que instalar o pacote NTP. Eu sugiro que você tente usar o YUM para esta tarefa:

# yum install ntp

2. Suponho que você queira ter o serviço NTP carregado no momento da inicialização do sistema:

# chkconfig --levels 235 ntpd on

3. Especifique o servidor NTP que você vai sincronizar. Eu sugiro que você use o pool de servidores NTP de ntp.org e de preferência do Brasil:

# ntpdate server 0.br.pool.ntp.org

4. Inicie o serviço NTP:

# service ntpd start


O que é interessante com o protocolo NTP é que, se a conexão de rede está temporariamente indisponível, NTP pode usar medições do passado para estimar o tempo atual e corrigir.

 

Voltar