Mandic Wiki

Como ativar o disco de dados em Cloud Windows?

 

 

Ao contratar um servidor Cloud, o tamanho total do espaço é sempre dividido em duas partes: uma partição de sistema e um espaço não particionado.

 

Neste tutorial mostraremos como habilitar e ativar este espaço não particionado. Primeiramente, logue em seu servidor Cloud Windows.


Em seguida, clique em Iniciar/Start > Painel de Controle/Control Panel > Ferramentas Administrativas/Administrative Tools > Gerenciamento do computador/Computer Management:

Discodadoswin1

 

 

Na tela seguinte serão exibidas algumas opções no lado esquerdo da tela. Clique em Gerenciamento de Disco/Disk Management:

Discodadoswin2

 

 

IMPORTANTE: Como o espaço não particionado ainda não foi utilizado pelo sistema operacional, será exibido um assistente para ativação do disco. Clique em Avançar/Next para dar início ao processo de criação do disco.

A próxima tela do assistente exibirá o disco a ser ativado. Apenas verifique se o disco marcado é o correto e clique em Avançar/Next::

Discodadoswin3

 

 

IMPORTANTE: Para identificar se este é o disco correto, apenas arraste a tela do assistente para o lado e cheque as informações do disco, conforme a imagem abaixo:

Discodadoswin4

 

 

A tela seguinte do assistente é exatamente igual à anterior, porém, neste tela, poderemos escolher se este novo disco será um disco dinâmico ou básico. Se não quiser utilizar um disco dinâmico, basta deixar a opção desmarcada e clicar em Avançar/Next:

Discodadoswin5

 

 

O assistente exibirá as definições escolhidas dutante o processo. Verifique se as mesmas estão de acordo com o que deseja e clique em Concluir/Finish:

Discodadoswin6

 

 

Ao finalizarmos o processo, podemos ver que o disco já é reconhecido pelo Windows, porém, o espaço disponível deste novo disco aparece como Não alocado/Unallocated, pois o disco ainda não foi particionado e nem formatado.

Para criar a partição, clique com o botão direito sobre o disco e, com o botão esquerdo, clique sobre o item Nova partição/New partition:

Discodadoswin7

 

 

O assistente para criação de novas partições será inicializado. Clique em Avançar/Next:

Discodadoswin8

 

 

Na próxima tela, selecione se esta nova partição será uma partição Primária ou uma partição Estendida e clique em Avançar/Next:

Discodadoswin9

 

 

A seguir, será exibida uma nova janela para determinar o tamanho da nova partição. Se desejar criar a nova partição com todo o espaço disponível, clique em Avançar/Next. Caso contrário, defina o novo valor e clique em Avançar/Next::

Discodadoswin10

 

 

IMPORTANTE: Caso deseje cria mais de uma partição, será necessario abrir novamente o assistente para criação de novas partições e seguir os mesmos passos novamente.

Agora iremos atribuir uma letra para esta nova unidade. Certifique-se de que a opção "Atribuir a seguinte letra:/Assing the following letter:" esta marcada e clique em Avançar/Next:

Discodadoswin11

 

 

Na próxima tela, temos a opção de formatar essa partição. Para isso, devemos definir qual o sistema de arquivos será utilizado, o tamanho de alocação da unidade e o nome do volume. Você também poderá optar por fazer uma formatação rápida e habilitar o modo de compressão dos dados. Selecione as opções de sua preferência e clique em Avançar/Next. Caso queira formatar depois, apenas marque a opção Não formatar essa partição/Do not format this partition e clique em Avançar/Next:

Discodadoswin12

 

 

O assistente irá exibir as preferências definidas. Veja se as mesmas estão de acordo com o que foi definido e clique em Concluir/Finish:

 

Discodadoswin13