Mandic Wiki

Como configurar a Segurança do JAVA para o Mandic Backup Online?

Como configurar a Segurança do JAVA para o Mandic Backup Online?

 

Máquina Virtual Java e o Mandic Backup Online

O Sistema Mandic Backup Online utiliza o ambiente JAVA de programação para possibilitar a compatibilidade com vários sistemas operacionais.

Como toda aplicação JAVA, a máquina virtual Java (JVM - Java Virtual Machine) deve estar instalada para que as funções da aplicação estejam disponíveis.

A JVM para Windows tem algumas especificidades, as quais serão abordadas a seguir.

Houve um incremento de segurança na Plataforma Java após a versão 7.0, pois foram detectadas vulnerabilidades através de aplicações Java em todos os ambientes onde a máquina virtual era instalada, seja este Windows, Linux ou Mac.

Caso uma aplicação JAVA desenvolvida antes desta versão 7.0 estiver instalada e a máquina virtual for atualizada, a aplicação provavelmente será bloqueada.

Esta situação é muito comum no Mandic Backup Online, e tanto a aplicação Web quanto a aplicação local começam a apresentar problemas de permissão.

Erros comuns

As intempéries que esta atualização de máquina virtual podem acarretar envolvem:

  • Página web desconfigurada - deformada;
  • Dificuldade no carregamento de Applets através da Web, tais como a janela de Restauração ou Remoção de arquivos do Mandic Backup Online;
  • Erro nos botões da Página Web;
  • Falha execução dos backups agendados;
  • Duplicação de pastas do backup local;
  • Falha na execução do backup local;
  • Entre outros.

Desta forma, torna-se interessante diagnosticar primeiro a situação da máquina virtual Java instalada no dispositivo em questão antes de realizar qualquer outra verificação.

Instalação adequada da Máquina Virtual Java (JVM)

A versão mais atualizada da máquina virtual do Java pode ser baixada através do site de sua distribuidora, acessando o botão "Download Gratuito do Java".

https://www.java.com/pt_BR/

 

Caso a distribuição do Windows em questão seja 64bits, é necessária a instalação das versões 32 e 64bits juntas.

Para executar a instalação das duas versões, acesse o botão "Download Gratuito do Java", encontre o link "Todos os Downloads do Java", continue através do link "Windows Off-line", baixe e instale ambas as versões.

O link de acesso as versões será este:

https://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp

Recomenda-se que seja feita uma instalação limpa do Java, pois versões anteriores podem causar conflito no Mandic Backup Online (erro: Máquina Virtual não encontrada).

Dentro do Painel de Controle do Windows (Menu Iniciar > Configurações > Painel de Controle), no Ícone "Adicionar ou Remover Programas", é possível verificar qual versão da JVM está instalada e, caso necessário, removê-la.

Após realizar a instalação da máquina virtual, é necessário que o aplicativo tenha permissão de executar requisições e alterações de arquivos em nome da JVM.

Adição de exceções do Java

Essas permissões são fornecidas através do painel de controle do Java, que está disponível dentro do painel de controle do Windows.

O Painel de controle do Java terá a seguinte aparência:

JAVA - Segurança

Dentro do painel de controle do Java, na aba segurança, o Slider de níveis de segurança deve ser reduzido a médio, como mostrado na imagem a seguir e, em adicional, a seguinte URL do Mandic Backup Online deve ser adicionada na lista de exceções.

http://backup-server01.sp.mandic.com.br/

Para adicionar esta URL na lista de exceções, acesse a opção "Edit Site List", no botão como também demonstrado adiante:

Insira o link informado anteriormente, como exemplificado na imagem a seguir:

JAVA - Segurança - Add site

Confirme as alterações, clicando em OK e aceite a confirmação de alteração de diretivas de segurança, como na imagem abaixo:

Após realizados os procedimentos, reinicie os navegadores e realize novos testes para certificar-se que os problemas foram solucionados.