Mandic Wiki

Como funciona o Backup Delta File?

Como funciona o Backup Delta File?

 
 

Backup Delta é a estratégia usada pelo Mandic Backup Online para otimizar o tempo de envio e o espaço de armazenamento ocupado por arquivos grandes do Perfil de Backup.

A cada execução do backup, o programa envia aos servidores da Mandic somente os blocos de dados alterados dos arquivos (Delta) cujo tamanho seja superior ao limite definido. Por padrão, somente arquivos com mais de 25 MB são atualizados via Backup Delta. Contudo, este limite pode ser alterado no programa em "Definições do Backup" > "Backup Delta". Segue a descrição dos campos:

 Agente - Delta in-File

  • Habilitar Backup Delta: Define se o Backup Delta está ativo para este Perfil de Backup.
  • Tamanho do Bloco: Define o tamanho do bloco de dados usado para detectar mudanças entre o último arquivo de backup (Completo ou Delta) e o arquivo existente no computador. Em geral, quanto menor o tamanho do bloco, maior a chance de um bloco coincidente ser encontrado entre o arquivo local e a cópia do servidor. Isto resulta em arquivos Delta menores, contudo, exige mais processamento para detectar as mudanças. Por outro lado, se o Backup Delta for executado com um tamanho de bloco maior, o processamento será mais rápido e irá gerar arquivos Delta maiores. Na maioria dos casos, a configuração padrão "Automático" selecionará o tamanho do bloco adequado para cada arquivo processado.
  • Tamanho Mínimo: define o tamanho mínimo que um arquivo deve ter para ser processado com a tecnologia de Backup Delta. Não há necessidade de realizar o Backup Delta de arquivos pequenos porque o envio do arquivo completo, por si só, já é rápido. Armazenar o arquivo completo ao invés do arquivos Delta tem a vantagem de reduzir o tempo de restauração.
  • Tipo de Backup Delta:
  • Incremental: esta é a opção padrão e indicada na maior parte dos casos. O backup Incremental é gerado pela comparação com o arquivo completo ou último Delta enviado ao servidor. O tamanho do arquivo Delta gerado é o menor possível e ocupação da conexão internet é mínima. Por outro lado, o processo de restauração é mais demorado, já que o arquivo completo e todos os Deltas enviados têm que ser agregados para gerar a versão correspondente ao ponto de restauração desejado.
  • Diferencial: o backup Diferencial é sempre gerado pela comparação com o arquivo completo enviado ao servidor. Por isso, o tamanho do arquivo Delta cresce e ocupa mais banda da conexão internet a cada envio. Em contrapartida, a restauração é mais rápida, já que somente o arquivo completo e um arquivo Delta têm que ser agregados para gerar a versão correspondente ao ponto de restauração desejado. O tipo Diferencial é recomendado nas situações em que o Perfil de Backup possui arquivos grandes e atualizados com frequência.
  • Enviar arquivo completo quando: para cada nova alteração do arquivo, o Mandic Backup Online irá determinar se um novo arquivo Delta ou uma cópia do arquivo completo deve ser enviada ao servidor. Esta decisão ocorre em função de dois parâmetros:
    • Num. de Deltas: define o número máximo de Deltas de um mesmo arquivo completo que podem ser acumulados no servidor antes que seja feito um novo backup do arquivo completo. Este parâmetro existe para garantir que sempre haverá uma cópia do arquivo completo no servidor após a geração de um determinado número de Deltas.
    • Taxa de Delta: a taxa de Delta é calculada pela divisão entre o tamanho do arquivo Delta e o tamanho do arquivo completo armazenado no servidor. Se esta taxa for superior ao valor definido no campo, o arquivo completo será enviado ao servidor ao invés do arquivo Delta. Isto porque a diferença entre o backup do arquivo completo e do arquivo Delta deixa de ser significativa e é melhor enviar o arquivo completo para agilizar o processo de restauração.
  • Confiuração avançada Delta in-File:  É recomendado nas situações em que o Perfil de Backup possui arquivos grandes e atualizados com frequência que seja definido para uma vez por mes seja realizado a copia Full dos arquivos atualizados com frequencia, garantindo assim maior velocidade na restauração do backup.

Agente - Delta in-File Avancado