Mandic Wiki

Para que serve a Proteção Contínua de Dados?

Para que serve a Proteção Contínua de Dados?

 
 

O recurso de Proteção Contínua de Dados (PCD) permite que arquivos do computador sejam armazenados nos servidores da Mandic sempre que forem alterados, independentemente da configuração do agendamento de backup. Os benefícios da PCD são:

  • Armazenamento automático e imediato dos arquivos modificados. Mesmo que ocorra uma falha no seu computador antes que você tenha a chance de executar um backup agendado no fim do dia, o servidor de backup terá uma cópia atualizada dos arquivos armazenados via PCD;
  • Possibilidade de armazenamento de todos os arquivos modificados nos discos locais, o que previne a situação em que arquivos deixam de ser armazenados por serem salvos fora das pastas inclusas no Perfil de Backup.

Apesar da PCD ser um recurso bastante útil, ela traz algumas desvantagens. Por exemplo, como se trata de um programa residente em memória, que monitora permanentemente as alterações no sistema de arquivos, seu uso resulta em um consumo adicional de processamento e memória do computador. Dependendo da frequência de alteração dos arquivos, pode ocorrer lentidão considerável. Por este motivo, o uso da PCD em servidores de arquivos e de aplicação, como SQL Server, não é recomendada.

NOTA: Caso a PCD esteja causando lentidão no sistema, recomendamos desabilitar a inicialização do serviço, via: [Painel de Controle] -> [Ferramentas Administrativas] -> [Serviços] -> [Continuous Data Protection (Mandic Backup Online)] -> [Geral] -> [Inicialização] : "manual").

Visando um melhor controle das execuções do backup, recomendamos que a PCD seja configurada em um Perfil de Backup diferente daquele usado para envio do backup agendado.

Segue a descrição das principais opções de configuração:

Agente - Configuracao CDP

  • Habilitar a Proteção Contínua de Dados: define se a PCD está ativa para este Perfil de Backup. Note que a PCD só armazena arquivos dos discos rígidos locais, ignorando arquivos existentes em discos removíveis e unidades de rede.
  • Marca de Intervalo de Tempo: define o intervalo de tempo entre as imagens pontuais dos arquivos geradas pela PCD. Por exemplo, se este valor for definido em "60 minutos", a imagens dos arquivos disponíveis para restauração na interface do Mandic Backup Online serão apresentadas nos horários: "00:00", "01:00", "02:00" etc, a cada dia.
  • Intervalo Mínimo de Update: define o intervalo mínimo de armazenamento dos arquivos modificados. Por exemplo, se este valor for definido em "10 minutos", a PCD salvará as mudanças no arquivo a cada 10 minutos. Caso você deseje armazenar todas as mudanças realizadas, defina o valor do campo como "Sempre". Apesar disso, como o Mandic Backup Online mantém somente uma imagem do arquivo dentro do intervalo de geração das imagens pontuais, somente o último backup ocorrido dentro da Marca de Intervalo de Tempo estará disponível para restauração. Todas as demais atualizações intermediárias são excluídas automaticamente.
  • Tipo: permite escolher a origem do backup
  • Arquivo(s) do Perfil de Backup e filtros: todos os arquivos selecionados pelo Perfil de Backup e configurações de filtro
  • Todos os arquivos alterados: todos os arquivos alterados nos discos locais
  • Customizada: arquivos selecionados pela origem do backup e filtros da PCD
  • Excluir arquivos de sistema: se esta opção for selecionada, a PCD excluirá do backup os arquivos abaixo do diretório de instalação do Windows (ex.: "C:\WINDOWS").