Mandic Wiki

mandic simple storage

Qual a diferença de um Storage de Objetos (Object Storage) e um Storage de Blocos (Block Storage)?

1

 

 

O Storage de blocos é o storage que estamos acostumados. É o famoso mapeamento de F:\ em um computador, ou Storages de fiber-channel/iSCSI que são vistos como um disco adicional no servidor onde se pode executar workloads de disco (ex: executar um banco de dados ou um filesystem de e-mail). Nesse tipo de Storage os arquivos são divididos em pequenos blocos e não são salvas informações adicionais sobre o tipo de arquivos, apenas os dados são armazenados. São os famosos SAN Arrays e executam a maioria dos Workloads Corporativos.

 

Já o Storage de objetos não quebra os arquivos em pequenos blocos. Ao invés disso, ele salva o dado inteiro com o metadado contendo as informações adicionais pertencentes ao dado. Qualquer pessoa que salva uma imagem no facebook ou uma música no Spotify usou um Storage de objetos, mesmo sem saber.

 

Uma característica que a maioria dos storages de objetos NÃO fornece é a habilidade de fazer mudanças incrementais em um objeto (o storage de blocos permite isso), então a solução é acessar o objeto antigo, atualizá-lo e gravá-lo todo outra vez. Isso tem implicações de performance que fazem com que o storage de objetos não seja utilizado como repositório para banco de dados e outros arquivos que se modificam, como workloads corporativos. Ao invés, ele é excelente para imagens estáticas, archiving, backup, músicas, documentos e etc.

 

 

Veja também: Diferenças de workloads de storages de objeto e storages de bloco